O palco das ações no último sábado, 24 de junho, das 9h às 16h, foi a sede do projeto coordenado pela CNBB com um conjunto de ações que marcaram este aniversário. A programação teve início com a Santa Missa, às 8h, celebrada pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
A “Caravana Brasília”, iniciativa que integra o projeto “Partilha Brasília”, de enfrentamento à fome e promoção social no DF da arquidiocese de Brasília, foi outra ação realizada no dia. A iniciativa contou com o apoio do Serviço Social do Comércio, Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O secretário-geral da CNBB avaliou a iniciativa como um momento de unidade entre a arquidiocese de Brasília e a CNBB, ressaltando o braço da ação social da CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade, e também a ação da CNBB com o “Correndo Atrás de um Sonho’ no Incra 8.
“Estamos desenvolvendo aqui todo um trabalho de motivação esportiva, desenvolvimento humano e integral. Que é o que nosso Papa Francisco vem pedindo. Hoje estou emocionado com esse mutirão da solidariedade ao ver todo o Sistema ‘S’, a arquidiocese de Brasília com o Partilha Brasília. Essa aqui é uma prova que quando trabalhamos unidos, juntos, tudo dá certo para fazer a diferença”, disse do Ricardo.
O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar, e o bispo auxiliar da arquidiocese, dom Antonio de Marcos, também participaram das atividades. Durante todo o dia, a população do Incra 08, teve acesso a consultas médicas, psicológicas e de advogados. Também foram oferecidas palestras, cursos e ações de cuidado pessoal aos participantes.
Ao todo, durante o “Caravana Brasília” foram realizados 30 cortes masculinos, 36 design de sobrancelhas, 19 cortes femininos, 17 oficinas cupcake, 21 oficinas de pizza, 7 atendimentos psicológicos, sendo que duas pessoas foram beneficiadas com acompanhamento gratuito ofertado pela clínica de psicologia Cliniemma.
“Evangelho vivo no meio de nós”
Para o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, tratou-se de dia muito importante e bonito para o projeto social coordenado pela CNBB. “Vê-lo todo mobilizado, com muitas parcerias, todos se movendo para fazer aquilo que Jesus fazia às pessoas: humanizá-las, valorizando suas habilidades e talentos, é contemplar o Evangelho vivo, acontecendo no meio de nós”, disse.