Lu Alckmin partilhou sua experiência no voluntariado e no contato com as comunidades enquanto seu esposo cumpria mandatos políticos. Ela citou a experiência em projetos sociais voltados para mulheres, idosos e peregrinos que se dirigem ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Destaque entre as iniciativas é a padaria artesanal, projeto já realizado em municípios de São Paulo e que agora é aplicado em Brasília com apoio da arquidiocese. A ação consiste na formação de pessoas em situação de vulnerabilidade e a oferta de um kit com equipamentos de panificação para a localidade atendida.
O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, apresentou as iniciativas no âmbito social da CNBB, tanto por meio do apoio a projetos de impacto social na destinação dos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), quanto na manutenção de iniciativas próprias, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ‘Correndo atrás de um Sonho’ e a Casa Bom Samaritano, voltada para a acolhida de migrantes venezuelanos.
Dom Ricardo motivou Lu Alckmin a continuar na busca por articulações para a realização dos projetos de impacto social e também que a iniciativa das padarias artesanais possa ser apresentada para apreciação pelo Conselho Gestor do FNS, conforme orientação do edital. Confira aqui o edital do FNS 2023.